Pedro Borrego
Enquanto Engenheiro de Telecomunicações, tem desenvolvido trabalho na Direcção de Gestão do Espectro, no Centro de Monitorização e Controlo do Espectro da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), há mais de uma década. Acumula ainda o cargo de Presidente da “Comissão E – Ruído e Interferências Electromagnéticas” do Comité Português da URSI (União Radiocientífica Internacional), área em que é especialista, tendo ainda sido formador do ITU (International Telecommunications Union) na área de serviços móveis terrestres.
No Conversas do Éter teve em discussão os desafios futuros na monitorização e controlo do espectro na perspetiva dos sistemas de medição.
Luis Cupido
Depois de passar por diversos laboratórios internacionais de prestígio, fundou a LC Technologies devota ao desenvolvimento de instrumentação de RF para micro-ondas e bandas de frequência milimétricas, uma área na qual possui uma vasta e profunda experiência. As suas soluções são internacionalmente aceites por diversas instituições, como a ESA, a Philips Research, a Active Space Technologies entre outras, assim como a nível nacional pelo Instituto de Telecomunicações, a Universidade de Aveiro, o Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, entre muitos outros.
Ao mesmo tempo é conhecido pela sua atividade radioamadorística inigualável. Enquanto radioamador sénior (CT1DMK) é conhecido por usar a Lua como satélite e rastos meteoríticos para executar rádio comunicações “exóticas”, tirando partido de condições de propagação muito especiais para se fazer ouvir, via rádio, do outro lado do planeta em V/UHF e em micro-ondas. Escutar o espaço profundo é também uma atividade onde tem obtido sucesso notável, por exemplo, já escutou em sua casa a conhecida Voyager 1, a Rosetta, a Mars Odyssey, a Mars Express entre muitas outras missões espaciais, obtendo confirmação da NASA.
Arnaldo Oliveira
Enquanto Professor do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, tem lecionado nas áreas em que é especialista, nomeadamente Software Defined Radio, Sistemas Digitais Reconfiguráveis, Sistemas Embutidos, Sistemas de Tempo Real e Arquitetura de Sistemas Computacionais. Já enquanto Investigador do Instituto de Telecomunicações tem-se focado em sistemas de rádio digitais tendo já contribuído para a comunidade científica internacional com dezenas de trabalhos inovadores.
A sua intervenção no Conversas do Éter foi em Software Defined Radio.
José Carlos Pedro
Nomeado IEEE Fellow Member e Distinguished Microwave Lecturer pelo IEEE, o maior grau a que um membro pode ascender naquele que é o maior corpo profissional de engenharia do mundo, é Professor do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, do qual já foi também diretor. Sendo especialista em Electrónica de RF e na caracterização de Sistemas Não-Lineares, tem lecionado nas áreas referidas com uma devoção contagiante. É também Investigador e Coordenador do Grupo de Circuitos de Radiocomunicações do Instituto de Telecomunicações, tendo já contribuído para a comunidade científica internacional com várias centenas de trabalhos inovadores.
A sua intervenção no Conversas do Éter foi em Amplificadores de RF.